Ciência cidadã para a promoção da educação científica em escolas: um relato de múltiplos casos
DOI:
https://doi.org/10.70525/2024.18Palavras-chave:
Alfabetização científica, Aprendizagem ativa, Cidadania científica, Evidências de aprendizagem, InterdisciplinaridadeResumo
A ciência cidadã (CC), processo que envolve o público na pesquisa científica,
oferece oportunidades educacionais práticas e experiências, abordando
problemas do mundo real. O presente artigo explora o potencial e os desafios da integração da CC na educação científica escolar no Brasil, focando em múltiplos casos realizados em dois contextos: o Grupo de Pesquisa em Ciência Cidadã e Conservação Ambiental da Universidade Federal do ABC (CitSci UFABC) e o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). Utilizando metodologia empírica, qualitativa, descritiva e exploratória, relatamos seis casos de aplicação de atividades de CC, desenvolvidos em escolas públicas e privadas nas regiões Sudeste e Sul do país. Consideramos os objetivos de aprendizagem propostos, os métodos de coleta de dados e as aprendizagens proporcionadas (evidenciadas pela coleta de dados). Os resultados indicam que a CC pode enriquecer significativamente a educação científica nas escolas ao fomentar a compreensão de conceitos científicos, aumentar a percepção
de autoeficácia para a ciência, promover o desenvolvimento de habilidades
de investigação, e o conhecimento sobre a natureza da ciência. Destacamos, ainda, alguns desafios específicos do ambiente escolar, como garantir a qualidade dos dados, integração curricular e apoio contínuo aos educadores. Concluímos enfatizando a necessidade de rigorosos processos de avaliação e formação continuada para professores, a fim de maximizar o potencial da ciência cidadã como um processo pedagógico eficaz.

